Quando falamos do inverno, vêm à nossa mente alguns pensamentos como roupas elegantes, echarpes, longos casacos e uma ou outra gripe, que na verdade são resfriados. E parece que isso nos deixa confortáveis.
Equilíbrio
Pois bem, assim como aumenta o número de infarto, aumenta-se também o número de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O motivo é muito similar, uma vez que o sangue necessita de maior força para ser bombeado, e ele também exige mais das paredes dos vasos sanguíneos.
Cuidar de si
Dê a você mesmo a missão de se hidratar mais, fazer exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável, estar em dia com as vacinas, realizar exames de rotina conforme orientação médica.
É preciso
Reconhecer que por mais elegante que seja o inverno as pessoas precisam tomar alguns cuidados, como evitar exposição excessiva a baixas temperaturas, e evitar choques térmicos, especialmente quando nos ambientes com ar-condicionado em temperaturas extremas.
Entretanto
O inverno reserva outras surpresas que podem não ser muito agradáveis assim, tais como: no inverno cresce até 30% o número de infarto agudo do miocárdio. Isso se justifica pela necessidade que o corpo tem de trabalhar mais para manter a temperatura corporal.
Falando nisso
Não é porque é inverno que seu corpo não precisa de líquido. É sabido que nesta época do ano a gente tende a tomar menos água, até porque ela é muito gelada, mas é preciso esforçar-se para ingerir esse precioso líquido, pois o corpo necessita manter o equilíbrio hidroeletrolítico.
Faz bem para a saúde
Olhar com carinho para seu guarda-roupa e ver aquele blusão, casaco ou calça que você não usa e que esta em bom estado de conservação. Tenha-o com você e, na primeira oportunidade, doe para aquele ou aquela que esta com frio bem perto de você...
E por fim
Aproveite cada dia do inverno ciente de que, como tudo na vida, ele passará, pelo menos é o que eu espero, pois o inverno pode ser elegante, mas é sofrido, bom frio para quem é do frio.
Colaborou a equipe da Tempórea